terça-feira, 23 de junho de 2009

Alegria da bola na Copa das Confederações



A Copa das Confederações, realizada um ano antes da Copa do Mundo de futebol, serve como ensaio para a maior competição mundial. Um ensaio de luxo, reunindo oito seleções de alto escarpe no cenário futebolístico. Serve também como um termômetro da torcida, como medição do entusiasmo que o público anfitrião possui pra esse grande evento. A maior mostra disso é essa edição da copa, primeira realizada no magnífico continente africano, mais precisamente na tão sofrida África do Sul.

É incrível a alegria desse povo com a realização da Copa. Num país que sofreu tanto com o Apartheid, é muito bom de se ver que a alegria africana não morreu com o fim do regime. Na torcida, os anfitriões realizam uma verdadeira festa em boas vindas ao melhor do futebol internacional. Coreografias, caras pintadas, fantasias e as tão barulhentas cornetas ditam o ritmo do show das arquibancadas que será a Copa do Mundo de 2010. Muitas vezes não estão nem ligando para o jogo, dançando de costas para o campo e felizes por apenas estarem fazendo parte da história, não apenas como coadjuvantes, mas também como personagens de destaque.

A alegria do povo africano é impressionante, e mostra que mesmo numa situação dificílima, de pobreza e esquecimento por parte dos “líderes mundiais” não se deve perder a alegria. A África não deve perder sua tão fascinante identidade. E o futebol só contribui para amenizar as grandes dificuldades passadas pelos africanos. É uma lição de vida, e só nos deixa ainda mais ansiosos pelo show que será a Copa do Mundo 2010, com espetáculo não só dentro de campo, mas fora também.

Viva a África!

2 comentários:

Marco DiFerreira disse...

Valeu Cristiano, o blog ta bacana, cheios de comentarios com sutileza Cristianiana:)


Valeu, show de bola,

do irmao dos States,

Marco

StealthBD disse...

Gostei da sua representacao do folclore de uma cultura rica e exotica como a da Africa do Sul. Mesmo nao ter estado la, deu pra ver um pedaco signifcante do terceiro mundo que vale a pena relembrar e reviver atravez da minha propria experiencia. Ja eh natural ver uma torcida representando a patria com musica e bandeiras, dando suporte o orgulho de ser de origem africana, De forma poderiamos refletir sobre esse favoritismo do mesmo jeito que nois refletimos nosso proprio orgulho de ser brasileiro; dando suporte ao nosso time penta campeao.